Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?
Case Giants

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

Veja como está funcionando o retorno aos escritórios com o trabalho híbrido sendo implementado em algumas empresas!

A pandemia da covid-19 impactou o mercado corporativo como nunca havia ocorrido. Ou seja, abruptamente, as pessoas tiveram que se adaptar a um novo sistema de trabalho e agora o retorno aos escritórios vem sendo um assunto que está bastante presente.

De fato, à medida que a vacinação foi avançando, os escritórios voltaram a sua estrutura física, mas com algumas mudanças em relação ao trabalho híbrido que se tornou parte do escopo de trabalho de algumas empresas por conta de todas essas mudanças.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o retorno aos escritórios e como as empresas estão lidando com isso. A Lady está fazendo parte dessas mudanças, proporcionando ambientes corporativos melhores para os colaboradores e, por conta disso, sabemos a importância do retorno, mas em um escritório que esteja apto para o colaborador.

Estudo sobre retorno aos escritórios

Em um cenário de tendências aceleradas e em que os espaços corporativos reassumem o seu protagonismo, independentemente do formato de trabalho adotado pelas empresas. Um estudo elaborado pela JLL, reuniu dados de uma Pesquisa de Inteligência de Mercado para entender como o retorno aos escritórios está sendo visto em 2022.

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

Os dados do primeiro trimestre de 2022 que confirmam a perspectiva positiva para o retorno aos escritórios e para a elaboração do estudo, foram compilados dados de 49 empreendimentos gerenciados pela JLL em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com a frequência das pessoas aumentando gradativamente, foi alcançada a frequência média de 64% no terceiro semestre de 2022. Vale lembrar que, no Brasil, a vacinação teve início em janeiro de 2021. Três meses depois, o comércio (incluindo os restaurantes, sempre movimentados em regiões corporativas) foi reaberto na cidade de São Paulo.

Esse número é ainda mais significativo quando se leva em consideração o aumento da taxa de vacância nos empreendimentos da amostra, de 16% no IT202 para 22% no IT2022. Ou seja, com menos escritórios locados, há também menos área disponível para as pessoas frequentarem.

Somando todos os empreendimentos gerenciados pela JLL e que foram selecionados para esse estudo, o que se vê é uma presença de público de 66% em comparação ao que havia no trimestre de 2020.

Nos empreendimentos, o índice de frequência de funcionários, prestadores de serviços e visitantes no primeiro trimestre de 2022 subiu para 69% com um total de 394 empresas locatárias.

O gráfico abaixo demonstra isso de maneira direta:

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

O modelo híbrido mudou os escritórios

Diante do notório retorno aos escritórios, está claro que o modelo híbrido, e não o completamente remoto, já faz parte da realidade e será o verdadeiro diferencial para o futuro do trabalho.

As empresas passaram a entender e tem mostrado isso, com a crescente recuperação de seus espaços, que os seus escritórios desempenham um papel fundamental para a saúde dos seus negócios. 

Ou seja, ao se recuperar do momento mais crítico da pandemia, há ainda mais espaço para o trabalho presencial progredir. Ao incentivar a cultura de colaboração, ao mesmo tempo, é promovida também a sinergia entre as equipes de uma organização, tornando o trabalho em equipe um ponto forte.

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

Porém, para que isso aconteça de maneira correta e segura, as empresas precisam investir em uma estrutura que possa receber os colaboradores fora do modelo tradicional de trabalho. Ou seja, a reforma nos escritórios passou a ser prioridade entre as organizações que valorizam a saúde do colaborador.

A procura por arquitetos e decoradores para transformar o layout da empresa foi grande desde que os números de volta começaram a subir. Após a fase mais crítica da pandemia, as organizações buscam reter esse colaborador em um ambiente de trabalho mais convidativo e, ao mesmo tempo, produtivo.

Giants Steps

Dentro de alguns cases de sucesso da Lady, a Giants Steps criou um projeto sofisticado para melhorar o ambiente de trabalho nesse retorno. A empresa de arquitetura Interni Arquitetura, reformulou o escritório, modernizando e otimizando o espaço atual.

A premissa do projeto foi criar um “laboratório” tecnológico, misterioso e sofisticado, onde fosse possível trabalhar confortavelmente, mas que ao mesmo tempo, fosse elegante para receber os clientes. Tudo isso, com uma arquitetura clean, minimalista e contemporânea, sem parecer um espaço corporativo.

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

A Giants Steps trabalha com muita tecnologia e inovação, portanto, uma das necessidades era de começar a fazer eventos diretamente do escritório, sem precisar de um espaço específico. Com isso, foi criado diversos ambientes multifuncionais em todo o layout do escritório.

Coworking MetLife

Em outro projeto, o Coworking MetLife resolveu priorizar as partes acústicas dentro de certas áreas da empresa. 

O desafio foi transformar um espaço para o retorno aos escritórios. Uma alteração de layout para que os representantes dos parceiros comerciais da empresa possam ter o lugar como um ponto de apoio, sendo possível fazer reuniões e trabalhar com mais produtividade.

O mesmo, que era usado como open space, com uma mesa grande, ganharia uma repaginada, otimizando todo o espaço existente. Esse era um assunto que já vinha sendo abordado pela empresa e mesmo com o susto causado pela pandemia no decorrer do ano de 2020, a MetLife deu continuidade ao projeto.

Retorno aos escritórios: como as empresas estão lidando com isso?

A arquiteta Inaê Mikami trabalhou desde o início com a Lady, onde as paletas de cores foram o destaque, transformando um ambiente apagado em algo que a motivaria. Os colaborativos – que utilizam tecido natural Lady – caíram muito bem no projeto, pois eles trazem uma certa sofisticação ao âmbito empresarial. 

As empresas estão lidando com isso de maneira aberta, buscando formas e equipes que lidam com isso de maneira mais objetiva. Os produtos Lady ajudam nessa parte, mostrando as diversas possibilidades que um escritório pode ter desde cabines acústicas até revestimentos de diversos tipos.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Próxima »