O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo

O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo

Entenda como funciona o trabalho híbrido, uma tendência que vem crescendo no mercado, trazendo inúmeras vantagens para a empresa!

A pandemia da Covid-19 fez com que as empresas mudassem toda a forma de trabalho para se adaptar ao novo mercado, que foi considerado no início como “novo normal”. O trabalho híbrido é uma das tendências que teve um crescimento elevado por conta disso.

Mas você sabe como funciona essa tendência e o porquê dela estar crescendo rapidamente, mesmo com a normalização do mercado? Nesse conteúdo vamos tratar isso de maneira objetiva, para entender como pode ser vantajoso tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Assim como em diversos momentos, o mercado sempre que passa por uma dificuldade muito grande, consegue superar e contornar de maneira segura essas mudanças. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é um ambiente de trabalho híbrido?

A definição mais simples de trabalho híbrido é que as empresas oferecem para seus funcionários a possibilidade deles terem a sua jornada de trabalho mais flexível. 

Ou seja, os colaboradores podem executar as suas atividades tanto de forma presencial, trabalhando no escritório da empresa, como de forma remota, trabalhando de casa.

O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo
Imagem: Case MetLife

Porém, isso só passou a ser possível por conta da pandemia, onde as empresas tiveram que se adaptar ao modelo de trabalho home office. Com isso, diversos gestores notaram que era possível que o colaborador trabalhasse em casa e isso poderia ser vantajoso para ambas as partes.

Dessa forma, entendemos que por meio desse novo modelo de trabalho que foi empregado pelas condições atuais do mercado, as empresas estão se reinventando, de forma que consigam sustentar-se no mercado, reduzir os custos e continuar oferecendo a melhor experiência para os seus clientes.

Por meio do trabalho híbrido, podemos perceber que não existe a necessidade do colaborador ir até a empresa todos os dias. O local pode ser escolhido de acordo com as necessidades do colaborador.

No geral, a ideia é que o funcionário possa escolher um lugar onde ele se sinta mais produtivo para trabalhar e continue vestido a camisa da empresa.

O modelo de trabalho híbrido nasce como forma de juntar os dois mundos: o trabalho presencial e o home office. 

Dessa forma, o colaborador pode contar com dois grandes pontos importantes: a necessidade de relembrar a responsabilidade, a cultura e o principal objetivo da empresa no mercado por meio de atividades presenciais e a busca por se adequar em um mercado instável em decorrência da pandemia, por meio do trabalho remoto.

Qual a importância do trabalho híbrido?

Existem uma série de fatores que tornam o trabalho híbrido importante, um deles já mencionado acima que é o fato da flexibilização do ambiente de trabalho, como forma de driblar as dificuldades ocasionadas por um mercado economicamente instável. 

Mas não é só isso, existem mais algumas vantagens que podem ser descritas em relação ao trabalho híbrido. Quando implementado da maneira correta nos negócios, ele pode trazer vantagens para todos.

Redução de custos

Com a flexibilização do ambiente de trabalho, já que a jornada do trabalhador não vai ser mais todo os dias na organização, acaba diminuindo os seus custos. Isso porque não existe mais a necessidade de investir em equipamentos tecnológicos de forma constante, pois o colaborador não está mais todos os dias por lá.

Custos como vale transporte, vale alimentação, água, luz, internet e outros também são reduzidos com a implementação. Além disso, não é necessário fazer a locação de novos espaços conforme o número de colaboradores for aumentando.

Imagem: Case MetLife

Incidência de atrasos é menor

Uma das vantagens que se tornam mais nítidas é a redução na incidência de atrasos dos colaboradores quando eles estão no trabalho híbrido. Eles gastam menos tempo no trânsito, que logo, influencia diretamente na diminuição de atrasos. 

Para as empresas, a preocupação para que o funcionário bata o ponto na hora certa é constante, pois ele precisa cumprir a sua jornada de trabalho corretamente. Porém, para quem precisa pegar ônibus, o horário de pico pode ser o pior inimigo de quem precisa chegar no horário.

Com a implementação do trabalho híbrido, houve uma redução grande nos atrasos, uma vez que, além de parte do serviço do colaborador ser feita em casa, ainda existe a possibilidade de ir até a empresa em horários específicos, onde não tem trânsito.

O trabalho híbrido otimiza o tempo

Não menos importante que os benefícios que já foram citados até agora, perceber que o trabalho híbrido pode ajudar na otimização de tarefas do dia a dia é algo incrível. Ou seja, ele contribui para uma gestão de tempo cada vez mais eficiente, tendo em vista que o colaborador perde menos tempo no trânsito, por exemplo. 

O período que o funcionário passa no trânsito, nos dias que ele está em casa, ele pode adiantar algumas coisas do seu dia e iniciar suas atividades antes do horário previsto, sem atrasos. Fazer esse gerenciamento melhor de tempo é bom para o colaborador e para a empresa.

O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo
Imagem: Case Worklab

Lady contribuindo para um ambiente de trabalho híbrido!

Mas não é toda empresa que está preparada para fazer com que todo o ambiente seja híbrido. Para isso, é preciso ter um parceiro como a Lady que fornece materiais que tornam esses escritórios o mais próximo da nova realidade com os seus produtos e colaborativos.

As Cabines Acústicas, por exemplo, além de servir como ótimos itens para manter o isolamento e proteção no escritório, ainda traz um ar mais sofisticado. Essas cabines são projetadas em Ecoshapes, proporcionando muito mais concentração em ambientes com planos abertos.

O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo
Imagem: Cabines Acústicos Lady

Outro produto são os Biombos Acústicos. Eles também são feitos com o material de Ecoshapes e tem um design mais simples e minimalista, encaixando perfeitamente nas mais diversas linguagens arquitetônicas.

Com eles, os níveis de ruído do ambiente se tornam cada vez menores, auxiliando na concentração do colaborador.

O futuro é o trabalho híbrido! Veja como essa tendência está crescendo
Imagem: Biombos Acústicos Lady

O futuro são os trabalhos híbridos e quanto antes a empresa se preparar para isso, mais rápido é a sua adaptação no mercado. Essa é uma forma de fazer a economia circular e trazer mais qualidade de vida para todos no escritório.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email