Escritórios do futuro: confira alguns dos novos modelos
Como funcionam os escritórios do futuro? Veja como as empresas se adaptaram às últimas mudanças proporcionando o melhor aos colaboradores.
Os escritórios que conhecemos até hoje, podem se tornar uma relíquia do passado segundo alguns estudiosos do mundo todo. Cada colaborador tentava criar dentro do seu ambiente na empresa, um espaço para se sentir em casa. Porém, nos escritórios do futuro, isso acabou se invertendo, onde ele faz da sua casa o trabalho.
Por mais que o home office tenha sido adotado às pressas, principalmente por empresas que não tinham nenhuma noção disso, a adaptação foi completa. Como o trabalho e a casa se misturaram na rotina, mais e mais adaptações precisaram ocorrer para que isso desse certo.
Os escritórios do futuro falam justamente sobre isso, como as adaptações fizeram e fazem parte da vida das empresas e colaboradores até hoje em dia. O trabalho em casa se tornou grande e as empresas precisaram arrumar meios para que o colaborador tivesse os mesmos níveis de produtividade independente do ambiente de trabalho.
A Lady mostra como as empresas estão se adaptando a isso mesmo no pós pandemia, com escritórios cada vez mais preparados para que o colaborador se sinta em casa. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
Escritórios do futuro: porque tudo mudou?
O especialista em negócios David Mott, sócio fundador da Oxford Capital, afirma que o coronavírus nos deu uma grande oportunidade para uma mudança histórica real e reinventar o conceito de escritório.
Contudo, ele conta que em diversas reuniões durante a pandemia, ele discutiu com sua equipe como serão os espaços de trabalho quando as coisas começassem a se normalizar.
Para ele, a covid-19 mudou as regras de trabalho. O local de exercer a profissão não é mais onde se espera passar turnos fixos com horários rígidos. Agora, o escritório pode ser em qualquer lugar, como em casa, em um coworking ou até mesmo em uma cafeteria.
Além disso, a transformação da nossa forma de viver, trabalhar, nos relacionarmos e conectarmos com as pessoas, com o planeta e com as inquietações do mundo mudou.
De fato, o bombardeio de informações e avanços tecnológicos, como as soluções em IA, fizeram com que essas mudanças se tornassem realidade antes do previsto. A criação de novas áreas, mudanças na economia, nos mercados, nas organizações e na cultura, principalmente mudando seu olhar para a diversidade, também tem parte nisso.
Hoje em dia, o mundo todo se adaptou ao modelo de trabalho híbrido, cujo princípio é a descentralização do espaço físico de trabalho, para que o colaborador possa executar suas tarefas de qualquer lugar.
Diante disso, novos ambientes de trabalho, além de serem seguros e funcionais, precisavam ser confortavelmente estimulantes para que o colaborador mantivesse o seu nível de produtividade.
O bem-estar produtivo
Mesmo que para públicos diferentes, empresas e colaboradores, o bem-estar produtivo tem um objetivo final que é proporcionar uma experiência pessoal positiva. Ou seja, ele tem que andar em conjunto para que isso seja alcançado.
Para os colaboradores e clientes, o bem-estar produtivo está ligado a um ambiente focado em saúde, aumento da produtividade do colaborador e a melhora na satisfação e felicidade no trabalho.
Já para as empresas, ele está ligado diretamente em atrair e treinar os melhores talentos, clientes e investidores, promover a saúde para 100% dos funcionários através do recurso de bem-estar, retorno sobre o investimento e liderança no mercado de atuação.
Escritórios do futuro e sua transformação durante os tempos
Com a pandemia, novas modalidades de escritórios do futuro foram criadas, tornando o fluxo de trabalho contínuo mesmo em uma situação de crise mundial. Para entender melhor essa mudança, trouxemos alguns dados da pesquisa encomendada pela arquiteta Dra. Claudia Andrade, uma das maiores especialistas na área.
Século XX – Escritório aberto
No século XX os escritórios eram bem diferentes do que conhecemos hoje. Eram chamados de escritórios abertos e tinha entre 60% e 70% da área para estações de trabalho, separação hierárquica, mesa fixa e salas de reuniões grandes.
Além disso, esse modelo não visava o bem-estar do colaborador, pois não tinham áreas informais dentro desses escritórios e nem lugares para descontração e relaxamento durante o período de trabalho.
Século XXI – Escritório + Colaborativo
Já no século XXI os ambientes de trabalho começaram a dar espaço para os escritórios do futuro. Em torno de 50% da área era destinada para as estações de trabalho e mesmo ainda existindo salas formais para reuniões, abriu-se espaço para salas informais também.
Algo que não mudou muito foi a alta expressão hierárquica e as mesas fixas dos colaboradores. Mas já podemos notar uma grande mudança quando falamos em um modelo de trabalho diferente.
Pré-pandemia – Escritório flexível
Antes da pandemia, os escritórios já estavam em um modelo mais flexível de trabalho, mostrando a preocupação das empresas em trazer um ambiente melhor para o colaborador, sem que afetasse a sua produtividade.
Em torno de 40% da área de layout era para estações de trabalho, além disso, existia um compartilhamento de estações entre os funcionários. Outro ponto interessante foi a criação de menu com áreas colaborativas e de concentração para que as equipes tivessem essa ligação entre os times.
Porém, já havia uma mudança comparada aos anos anteriores que foi em relação à expressão hierárquica.
Pós-pandemia – Modelo híbrido
O modelo de trabalho híbrido consiste em trabalhar um ou dois dias por semana no escritório e o restante à distância. Ou seja, é uma combinação de trabalho remoto com o trabalho na empresa.
Para que isso funcione de uma forma eficaz, ou seja, que o colaborador tenha o mesmo nível de produtividade em casa e no escritório, empresas passaram a deixar o ambiente de trabalho mais agradável.
Portanto, os escritórios do futuro com o modelo híbrido de trabalho estão mais preparados para a população diária no escritório, compartilha todos os ambientes e faz isso em forma de hub de integração e colaboração entre as equipes. Além disso, ele conta com pouca ou nenhuma hierarquia.
Nesse modelo, os layouts foram alterados proporcionando ambientes com um conforto acústico melhor e, uma das empresas que fizeram parte dessa mudança foi a Lady. Com produtos voltados para os escritórios do futuro, mostramos que o conforto é um dos elementos mais importantes para criar espaços mais inspiradores e produtivos.
Modelo remoto plus
Uma semana no escritório, seguida de três semanas de trabalho remotamente. Esse é um modelo que permite que as pessoas fiquem longe, mas façam um esforço de passar um tempo trabalhando ao lado da sua equipe uma vez por mês.
Para muitos colaboradores, trabalhar em casa tem diversas vantagens, mas estar no escritório e em contato com os colegas também. Não por ser menos produtivo o trabalho remoto, mas porque ir para o escritório nesta semana pode ser bom para o trabalho em equipe.
Escritórios do futuro: Hub e Spoke
Este modelo leva o nome de um paradigma de distribuição radial, que se expande a partir do centro, como uma espécie de raios de sol. Ou seja, ele consiste na expansão da empresa, com escritórios remotos em outras cidades ou países, para aproveitar as competências locais.
Por exemplo, caso tenha 10 colegas de trabalho que moram na mesma área, eles podem se socializar com mais frequência nesses espaços ou colocar em prática os conceitos de WFA (trabalhe onde quiser pelo tempo que quiser). Ou seja, ele se torna uma variante do escritório híbrido com mais opções locais, dependendo do layout da equipe.
Tempo de qualidade
Essa quinta modalidade diz respeito a empresas que priorizam a qualidade na produção, sem fiscalizar dois pontos do colaborador: não importa o horário se o funcionário trabalhe das 9h às 17hs; cada pessoa é diferente e tem seus compromissos. O mais importante é o resultado do trabalho.
O outro lado da moeda de trabalho flexível é que realmente temos que confiar nos colegas de trabalho e funcionários. Pois, quando as pessoas estão em casa, não sabemos o que estão fazendo o tempo todo.
Por conta disso, esse modelo requer um nível alto de confiança. Mas quem não gosta de confiança no trabalho? Uma equipe que traz resultados para a empresa, no mínimo, é feita de pessoas confiáveis.
Com esses modelos de escritórios do futuro, é possível entender alguns processos e como a pandemia tornou eles ainda mais práticos. O trabalho remoto em sua grande maioria é possível ser feito, seja em equipe ou individualmente.
Porém, as empresas precisam também preparar espaços que sejam produtivos para os colaboradores, transformando a empresa em um ambiente de trabalho com maior conforto, pois isso influencia diretamente na equipe e projeta uma experiência ainda melhor na empresa.
Para saber mais sobre o futuro dos escritórios e empresas como a Lady estão ajudando a transformar esse ambiente de trabalho, criando um clima cada vez mais produtivo, baixe o E-book “A transformação dos escritórios” onde a Claudia Andrade fala sobre o assunto de forma mais completa.
. . .
Conheça a Lady
Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!
Compartilhe esse conteúdo
Próxima »