Futuro do ensino superior: confira algumas tendências
Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

O mundo tem mudado em diversos âmbitos e na área da educação não seria diferente. Confira algumas tendências para o futuro do ensino superior!

Nos últimos anos, escolas e faculdades tiveram grandes mudanças, principalmente por conta da pandemia, já que diversos professores tiveram que se adaptar para continuar exercendo as suas funções. Por conta dessas mudanças, o futuro do ensino superior passou a ser algo em evidência para as grandes instituições de ensino.

As novas exigências que foram impostas nos anos anteriores geraram impactos que vão permanecer durante um tempo e se tornaram parte da realidade das pessoas. O EAD, por exemplo, precisou melhorar para se adaptar à nova necessidade das pessoas.

Neste conteúdo, a Lady mostra algumas tendências importantes para o futuro do ensino superior e como isso impacta no mercado de conforto acústico, por exemplo. Continue a leitura do conteúdo para mais informações.

Educação aberta

Conceitos como conteúdo, recursos e dados abertos estão sendo cada vez mais valorizados. De fato, existirá a necessidade de focar na curadoria de conteúdo para validar as informações que, muitas vezes, vêm de fontes diferentes.

Diferente da “educação gratuita”, a educação aberta é designada para um conhecimento que é livre e pode ser melhorado, replicado e de amplo acesso. Características como transparência e acessibilidade nas informações  também fazem parte das tendências para o futuro do ensino superior.

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências
Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Por exemplo, diversas pessoas estudam hoje em dia usando o Youtube. Uma enorme quantidade de professores se reinventaram e começaram a publicar os seus conteúdos que antes eram para dentro da sala de aula, através de vídeos gratuitos.

Isso é um dos maiores exemplos de educação aberta que temos hoje, pois as pessoas tem autonomia para aprender de onde estiver, sem a necessidade, em alguns casos, de pagar por esse conteúdo.

Tecnologia presente no futuro do ensino superior

A inovação já estava praticamente em todos os lugares mesmo antes da pandemia. Porém, ela acabou se tornando uma exigência nos anos anteriores, principalmente na época onde o isolamento era menos flexível. 

Para que os alunos pudessem aprender em casa, se aprofundar nas aulas, qualificar suas interações e avaliações, todos os processos precisavam estar bem alinhados à proposta principal de levar o ensino independente da dificuldade. 

A implementação gradual de tudo isso, só aconteceu por conta de algumas soluções específicas, como:

  • Bibliotecas virtuais;
  • Plataformas de aprendizagem;
  • Plataformas digitais para professores;
  • Entre outras.

O grande diferencial de um ambiente virtual de aprendizagem é permitir aos estudantes acesso a conteúdos de qualquer dispositivo, com a flexibilidade de acessar esses conteúdos a qualquer momento.

As bibliotecas digitais, por sua vez, costumam ser mais efetivas que as físicas. Como os e-books podem contar com recursos como links, vídeos e jogos, eles acabam sendo mais atrativos para os estudantes, além de oferecer um acervo mais completo e diversificado.

Se pensarmos no futuro da educação como um todo, a tendência é que as ferramentas tornem o aprendizado acessível a todos, com o foco do aluno protagonista no aprendizado.

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Ensino híbrido

Quando falamos nas melhorias pós-pandemia e tudo que envolve o futuro do ensino superior, certamente a aprendizagem híbrida está ativa. Ela é considerada como educação 5.0, pois proporciona mais aprofundamento nos estudos, já que o aluno pode optar por aulas presenciais ou em ambiente virtual.

Nessa modalidade, os ensinos presencial e remoto são combinados, de modo a ampliar as possibilidades para todos os envolvidos.

Se comparado com o modelo tradicional, ela simplifica o planejamento de conteúdo para os professores e estimula a autonomia do estudante. Além disso, o método permite que seja dividida uma turma em presencial e virtual, podendo trabalhar a flexibilidade e os laboratórios online, por exemplo.

Além disso, com o ensino híbrido, é possível proporcionar um conforto acústico melhor ao aluno que está no modo presencial. Produtos como Inovawall trazem conforto, produtividade, ajudando na concentração.

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Devido a alta absorção sonora, o sistema de Inovawall Lady, quando aplicado nos projetos, ajudam no aumento da produtividade e na isolação térmica em diversos tipos de ambientes. Tudo isso aliando a tecnologia e design, ele permite a criação de diversos formatos, tanto em paredes retas ou curvas.

Como um outro produto necessário para essa mudança para o ensino híbrido, trazendo mais conforto e segurança para ambientes de bastante circulação, os Wall Panels passaram a ser escolhidos em projetos onde essas características eram procuradas. 

Por ser um produto de fácil limpeza, ele se adapta ainda mais a essa nova realidade, onde todo o cuidado com o ambiente passou a ser ainda mais importante. Portanto, quando a manutenção dos painéis é feita de maneira adequada, a durabilidade é garantida.

O Wall Panels é um produto que ganha destaque justamente por conta da sua facilidade na limpeza, sendo feita de maneira simples com um aspirador de pó, por exemplo. Isso durante o dia a dia, além de deixar o ambiente higienicamente correto, reduz o tempo de limpeza.

De fato, essa característica faz com que o Wall Panels seja a escolha perfeita para ambientes onde a segurança e a limpeza tem que andar juntas, principalmente por conta da alta circulação de pessoas.

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências
Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Futuro do ensino superior: Aprendizado rápido

Programas de estudos específicos chamaram a atenção durante a pandemia, um deles foi o Nanodegrees. Geralmente, eles são direcionados para determinadas áreas de conhecimento com boas demandas de empregos.

Contudo, esse programa trata-se de cursos curtos que podem ser vistos pela internet e contam com todo o suporte necessário para o aluno. Normalmente, eles são estruturados com o que existe de mais moderno no mundo da tecnologia da educação. 

Futuro do ensino superior: confira algumas tendências

Não por acaso, diversas universidades que trabalham com esse tipo de programa, estão entre as que atraem maior quantidade de alunos. Além disso, essas são as que apresentam maior grau de satisfação, já que os estudantes têm oportunidades mais rápidas e qualificadas.

De fato, o futuro do ensino superior está girando em torno da tecnologia e de formas de aprendizado voltado ao aluno como protagonista, como dissemos. Isso faz com que gestores educacionais transformem as instituições de ensino em lugares mais atrativos, para que o aluno sinta vontade de estudar ali.

Contudo, pode ser aplicado de diversas formas, desde o conforto que a instituição oferece no presencial, quanto ao suporte que ela oferece no ambiente virtual.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Próxima »