Erros do trabalho híbrido a serem evitados

Erros do trabalho híbrido a serem evitados

Confira neste conteúdo erros do trabalho híbrido que podem ser evitados. Dessa forma, sua organização adota uma nova modalidade de trabalho da maneira correta!

À medida que as restrições do combate à pandemia vão se dissipando e o trabalho home office deixou de ser recomendado, as empresas passaram a adotar novas formas de trabalho para acompanhar as mudanças. Porém, mesmo com essa nova rotina, existem erros do trabalho híbrido que podem ser evitados.

De fato, o futuro do trabalho encaminha-se para adoção plena do trabalho híbrido, que são definidos de acordo com as características da empresa. Contudo, uma coisa é certa nesse momento: nada será como antes.

É fundamental que as empresas definam regras para que o modelo híbrido seja mais adequado a sua estrutura. Cada organização tem a sua cultura para assegurar as questões que consideram mais importantes para manter tudo em ordem. 

Continue a leitura do conteúdo e veja erros do trabalho híbrido que precisam ser evitados para que ele aconteça da melhor forma. 

Erros do trabalho híbrido: não definir regras

Deixar fluir um fluxo de trabalho híbrido, sem que seja definido regras ou estratégias e deixando tudo na gestão de cada colaborador, acaba dificultando a organização do trabalho e a gestão de equipes.

Erros do trabalho híbrido a serem evitados

O ideal é que cada empresa apresente um modelo de trabalho híbrido que seja adequado para a sua organização, gerindo as equipes a fim de um resultado mesmo nos dias que os colaboradores estejam em casa.

Alinhar as expectativas da equipe, os benefícios, estratégias e regras de base para que as funções sejam desempenhadas de maneira clara e com menos riscos. Porém, entre esses riscos, tenha em mente que cada colaborador tem sua curva de aprendizado e um novo modelo de trabalho pode ser um pouco demorado para um e rápido para outro.

Não ter as ferramentas certas

A tecnologia continuará sendo o grande instrumento de apoio para que o colaborador possa exercer as suas funções, sejam na empresa ou de qualquer outro lugar. O investimento em soluções tecnológicas vai continuar sendo o ponto crítico para o sucesso das organizações, então é preciso estar atento.

De fato, esse é o melhor momento para rever e atualizar as ferramentas e soluções que melhor dão apoio ao trabalho híbrido. Com uma estação de trabalho de qualidade para o funcionário, a empresa só tem a ganhar com o crescimento nessa modalidade de trabalho. 

Erros do trabalho híbrido: cultura organizacional

Esse é um dos principais desafios quando falamos em erros do trabalho híbrido, a cultura organizacional. Como fomentar e promover a cultura da empresa quando os colaboradores estão dispersos entre escritórios e trabalho remoto?

Erros do trabalho híbrido a serem evitados

Se a questão cultural não for assegurada, podem mesmo gerar algumas divisões internas entre quem está no escritório  – e tem acesso às informações e conectividade com as lideranças – e quem está trabalhando remotamente. 

Para evitar esse tipo de situação, é importante que a comunicação seja centralizada em uma plataforma, como o Google Chat ou Discord, e as informações importantes não se percam. Isso é crucial para que a cultura de conversas esteja viva na empresa.

Além disso, criar oportunidades de socialização, de forma que as equipes fiquem unidas e que ajudem a manter os laços, é uma forma de garantir que a cultura organizacional seja disseminada mesmo em diferentes modelos de trabalho. 

Deixar de incentivar os colaboradores

O índice de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, cresceu bastante neste período onde as pessoas começaram a trabalhar de maneira remota. Mais do que nunca, as empresas tiveram que estar presentes na vida dos colaboradores para que essa mudança não afetasse tanto.

O regime híbrido é um modelo que promove a flexibilidade e ajuda a manter os níveis de satisfação dos colaboradores altos. Porém, não é apenas isso que incentiva um funcionário a atingir bons resultados.

Por conta disso, é importante promover e incentivar as equipes com cursos, webinários e dinâmicas que ajudam a melhorar a relação entre os grupos. 

Erros do trabalho híbrido a serem evitados

Com isso, os erros do trabalho híbrido são evitados e a sua empresa consegue ótimos resultados com o que é considerado como “novo normal”. No início, essa poderia ser uma ideia inviável, mas quando aplicada na nova rotina, diversas organizações viram que é possível alcançar bons resultados no trabalho remoto.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Próxima »