Arquitetura regenerativa: cuidados com o meio ambiente e o futuro!
Case Giants

Arquitetura regenerativa: cuidados com o meio ambiente e o futuro!

Entenda sobre arquitetura regenerativa e como essa pode ser uma grande tendência para o futuro das construções.

A arquitetura regenerativa não se trata apenas de minimizar os danos ambientais, mas encontrar maneiras de regenerar materiais de construção e restaurar os habitats naturais. Ou seja, essa é uma nova tendência no mercado de arquitetura que engloba diversos outros setores.

Por mais que o setor venha tentando reduzir a sua pegada de carbono, que foi responsável por mais de 38% dos gases do efeito estufa relacionados à energia do mundo em 2019, os incorporadores precisam ir além da poluição se quiserem ajudar e evitar mudanças climáticas catastróficas.

Entender melhor o que esse setor precisa para melhorar, assim como a nova tendência de arquitetura regenerativa, é estar próximo de uma tendência que está chegando no país. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto.

Arquitetura regenerativa aliada ao design

Os crescentes impactos ambientais minimizam as possibilidades de os ecossistemas se regenerarem de forma autônoma. Ou seja, tal cenário chama a atenção para uma abordagem necessária, para além da adoção de métodos preventivos: a restauração. 

Nesse contexto, a arquitetura regenerativa aliada ao design está ganhando cada vez mais relevância no mundo atual. 

Arquitetura regenerativa: cuidados com o meio ambiente e o futuro!
Case Ecogen

Baseados em processos da natureza, a abordagem de arquitetura regenerativa propõe a projeção de edifícios em uma perspectiva regenerativa, na qual os materiais de construção, fontes de energia e habitats naturais podem ser restaurados nas condições ideais. Tudo isso voltado para a própria natureza.

Com o conceito de possibilitar um novo equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano, essa tendência leva em consideração todo o ciclo de construção, desde a criação do projeto e da extração de recursos, até a obra e descarte de resíduos. 

De fato, diversos procedimentos fazem parte da abordagem regenerativa e acabam se tornando extremamente necessários para uma nova cultura de sustentabilidade. 

Por exemplo, o uso de materiais biodegradáveis, como as fibras de tecidos Lady que são feitos de origem animal ou vegetal e contém a reutilização de resíduos na sua produção. De fato, isso é um excelente custo benefício em um momento de maior consciência ecológica para o planeta.

Arquitetura regenerativa na prática

Para promover a manutenção da biodiversidade, cidades e construções que estão comprometidas com a abordagem regenerativa recorrem ao uso de algumas estratégias, como a implementação de jardins e áreas verdes em centros urbanos. 

Por meio desses ambientes, atrai-se a fauna de volta aos espaços que antes eram habitats naturais. Dessa forma, começa a iniciar o restabelecimento do equilíbrio dos ecossistemas.

Arquitetura regenerativa: cuidados com o meio ambiente e o futuro!

Importância das construções sustentáveis

As construções sustentáveis desempenham um papel fundamental na tarefa de reparação de danos e restauração de ecossistemas naturais. Isso, alinhado a movimentos que priorizam o planeta e as gerações futuras, empreendimentos como A.I.R. Cabral e o Casa Betel, atendem a compromissos ambientais em todas as etapas de seus projetos.

Ambos os residenciais são certificados pelo consagrado selo GBC Condomínio (níveis Certified e Platinum), que atua no setor da construção civil com uma importante ferramenta de fomento às construções sustentáveis.

De fato, hoje em dia os arquitetos estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e, introduzindo a arquitetura regenerativa em seus projetos. Com isso, eles procuram parceiros que pensam no futuro e trabalham com materiais que não agridem o meio ambiente, como a Lady.

Um exemplo de produto Lady que é feito para não prejudicar o planeja, são os Baffles acústicos feitos de Ecoshapes. Esse é um material ecologicamente correto, contendo 70% de PET reciclado e que trata o meio ambiente com devido respeito, mesmo após o seu descarte.

Arquitetura regenerativa: cuidados com o meio ambiente e o futuro!

O Ecoshapes é totalmente seguro, não é alérgico e nem tóxico, garante a proteção contra a formação de fungos e impede a proliferação de micro-organismos, além de ser ignifugante, podendo ser higienizado com álcool 70%.

Entender sobre as novas tendências de arquitetura regenerativa é pensar no futuro. Lady pensa no futuro e preserva isso nos produtos, buscando sempre o melhor para que os projetos tenham qualidade e funcionalidade.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Próxima »