5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos
5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos

5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos

Veja nesse conteúdo 5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos para tornar o escritório ainda mais produtivo!

A arquitetura acústica em ambientes corporativos pode até parecer algo supérfluo, afinal de contas, são tantos custos e problemas que existem para resolver, que especialmente em tempos de crise, a possibilidade das empresas investirem em um ambiente melhor acaba sendo desconsiderada.

Porém, o problema é que a diferença mora nos detalhes. A arquitetura acústica de um ambiente pode dizer muito sobre a produtividade de uma equipe, assim como o conforto térmico e lumínico. 

Mas o que você precisa saber é que nem toda a intervenção para melhorar o conforto acústico precisa ser drástica. Existem pequenas alterações em relação ao layout corporativo que já podem melhorar bastante a situação dos colaboradores.

A Lady trouxe um conteúdo com algumas dicas incríveis para a mudança de layout, revendo a arquitetura acústica em ambientes corporativos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Não tenha medo de utilizar carpete

Sabe aquele escritório que quando alguém vai ao banheiro por causa do barulho dos sapatos, todo mundo fica sabendo? Então, esse problema pode ser rapidamente resolvido apenas adicionando o uso de carpetes no ambiente.

5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos

O carpete se torna uma solução muito interessante trazendo o amortecimento necessário ao piso, resolvendo completamente o problema de ruído de impacto.

Além disso, os carpetes também funcionam como materiais absorvedores que podem ajudar a controlar um pouco da reverberação no local e, de quebra, ainda trazer um pouco mais conforto na arquitetura acústica em ambientes corporativos, resolvendo assim, o problema de distração dos colaboradores.

Arquitetura acústica em ambientes corporativos: faça o uso de divisores

Em uma empresa de telemarketing, por exemplo, o conceito de barreira é incorporado nos biombos acústicos que separam os postos de trabalho. Como todos os colaboradores nesse ambiente estão falando simultaneamente e sem a necessidade de interagir uns com os outros, os biombos fazem o trabalho protetivo.

Os divisores são elementos extremamente versáteis e muito bem-vindos na arquitetura em ambientes corporativos. Se bem projetados, eles conseguem impedir que o som provocado pelos diversos postos de trabalho acabe influenciando na produtividade dos colegas.

5 dicas de arquitetura acústica em ambientes corporativos
Arquitetura digital: entenda mais sobre esse conceito

Desta forma, móveis e biombos acústicos na composição de um novo ambiente podem criar essas divisões de formas criativas e sofisticadas.  Porém, no momento da escolha, devemos nos atentar, pois, nem todos os móveis são considerados barreiras acústicas devido as suas dimensões. 

Arquitetura acústica em ambientes corporativos: salas de reunião

As salas de reunião são ambientes que exigem bastante privacidade e a falta dela pode causar diversos problemas. Imagine se os gerentes estão discutindo sobre demissões em e suas conversas são ouvidas na sala ao lado. 

Ou algo mais grave, imagine que o planejamento estratégico do ano todo está sendo discutido e pode ser ouvido por uma outra pessoa que não trabalha na empresa, por exemplo.

Crédito da imagem: Case Ifood
Crédito da imagem: Case Ifood

A exigência com relação à privacidade de uma sala varia de acordo com o seu uso. Salas utilizadas por cargos mais elevados exigem um maior grau de privacidade do que salas que são utilizadas para reuniões menos relevantes.

Esse tipo de abordagem traz economia de tempo e dinheiro por não tratar todas as salas da mesma forma, focando as energias e recursos onde realmente é preciso focar.

Verifique a potência sonora dos objetos eletrônicos

Infelizmente não são todos os equipamentos eletrônicos que possuem uma potência sonora especificada pelo fabricante, mas você consegue encontrar muitas destas informações em uma pesquisa antes de comprar certos tipos de produtos.

Aparelhos como micro-ondas, máquinas de café, ar condicionado e refrigeradores podem ser fontes de ruídos extremamente desagradáveis. Por conta disso, antes de pensar em um equipamento para melhoria do escritório, procure saber mais informações sobre ele e procure os que tem o selo A do INMETRO ou com níveis de potência sonora menores que 78 dB(A).

A arquitetura acústica em ambientes corporativos precisa de materiais absorvedores

Os materiais absorvedores são essenciais em qualquer projeto de arquitetura acústica. Quando colocados na posição correta, podemos ter ganhos significativos não só no conforto, mas também na parte estética.

Dentro do ambiente fechado temos o que chamamos de som direto, reflexões iniciais e campo reverberante. O som direto é o som que sai direto da fonte sonora até o receptor e esse é sempre o primeiro som que escutamos. As reflexões iniciais são as que chegam em nosso ouvido até 50 ou 80 ms após som direto.

Crédito da imagem: Case MetLife

Já o campo reverberante são aquelas reflexões mais atrasadas que chegam em nosso ouvido bem depois por terem percorrido caminhos maiores e ter refletido em diversas superfícies.

Portanto, é preciso pensar em ambientes que possam ter materiais absorvedores, como biombos acústicos, cabines e até mesmo divisores. Com isso, você faz com que o ambiente corporativo se torne menos cansativo para o colaborador, sem que muitas interferências afetem a sua produtividade.

Com essas dicas, é possível garantir uma boa arquitetura acústica em ambientes corporativos e proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais agradável. Vale a pena olhar com bons olhos e investir nesse tipo de conforto, mesmo que seja nos pequenos detalhes.

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