Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar

Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar

Veja como evitar a reverberação sonora em um projeto de arquitetura acústica, trazendo mais conforto para os usuários do espaço.

A reverberação sonora ou de ecos são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção de som de um obstáculo qualquer. 

A arquitetura acústica em um projeto pode influenciar diretamente na experiência das pessoas no ambiente, por conta disso é importante sempre falarmos da reverberação. Dessa forma, os projetos são elaborados visando também esses pontos importantes.

Já pensou em um projeto arquitetônico de um teatro onde você não consegue ouvir direito as vozes dos atores? De fato a reverberação sonora é um dos pontos de extrema importância e precisam ser bem avaliados em um projeto.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e como os arquitetos podem evitar que isso se torne um empecilho em seus projetos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é a reverberação?

A reverberação é um fenômeno ondulatório que está relacionado à reflexão do som e o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer, como mencionamos no início do conteúdo.

Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar
Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar

Porém, antes de mostrar com mais detalhes o que é a reverberação, é importante falarmos de um fenômeno que está ligado diretamente a ela: a reflexão de som. Quando o som é emitido em um espaço, esse mesmo som reflete várias vezes entre uma parede e outra.

Ou seja, vão acontecer várias reflexões de som. Contudo, ocorre a reverberação sonora quando o intervalo de tempo das chegadas dos sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. É nesse pequeno intervalo que classificamos como a reverberação de som.

Caraterísticas da reverberação sonora

Causada pela reflexão do som, a reverberação pode ser identificada e diferenciada do eco da seguinte forma: enquanto esse é um som refletido de uma forma bastante perceptível, com um alto intervalo de tempo entre ele e o som original, aquela ocorre quase imediatamente ao primeiro estímulo, impedindo que seja tão notável.

Leia também: Iluminação e saúde: veja os benefícios em seu escritório

Apesar de ser “mais discreta”, ela está lá e é capaz de estragar resultados obtidos em estúdios de gravação, salas de cinema ou teatro, na compreensão de falas e músicas executadas num local com um projeto acústico ruim.

Contudo, é importante lembrar que todos os materiais têm propriedades que interagem com o som de alguma forma. A maioria reflete, mas há também os que absorvem as ondas de modo a impedir a reverberação sonora. 

De fato, a elaboração de um excelente projeto de arquitetura acústica é capaz de resolver essa situação de forma simples. Além disso, ele ajuda a potencializar a qualidade gerada e reproduzida pelos equipamentos de som.

Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar
Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar

Como resolver os problemas causados pela reverberação sonora?

Além de solicitar um projeto de som ambiente correto para o local onde você deseja desfrutar de uma experiência sonora de qualidade, é possível obter bons resultados por meio da instalação de equipamentos sonoros adequados, conforme as especificações corretas.

Itens como temperatura, a densidade do ambiente em que o som será produzido ou reproduzido, podem aumentar ou diminuir a velocidade de propagação das ondas sonoras. 

Leia também: Casa Acústica Salvador/BA: promovendo diversidade dos materiais acústicos com a Lady!

Além disso, superfícies de quaisquer naturezas interagem diretamente com as ondas sonoras produzidas pelo sistema de sonorização ambiente e contribuem ou ajudam a eliminar a reverberação sonora. Confira alguns exemplos:

  • Superfícies côncavas: concentram as ondas refletidas, que são consideradas as mais danosas à percepção acústica;
  • Superfícies convexas: elas têm o efeito contrário, pois ajudam a distribuir o som por todo o ambiente. Essas formas são usadas quando se quer um campo acústico difuso.


A Lady como maior aliada dos projetos arquitetônicos

Outra forma de resolver os problemas causados pela reverberação sonora é através de produtos de qualidade para compor todo o projeto. A arquitetura acústica hoje tem um papel importante para manter o ambiente mais confortável em diversos pontos.

Os Wall Panels Lady são produtos criados para melhorar a arquitetura acústica de um ambiente, trazendo mais conforto e absorção de ruídos. Um dos benefícios maiores desses produtos é justamente a redução do tempo da reverberação sonora.

Reverberação sonora: entenda o que é e como evitar
Produto: Wall Panels

Ou seja, ele proporciona mais qualidade e conforto para que as pessoas desfrutem melhor do ambiente em si.

A reverberação sonora pode ser resolvida com simples soluções arquitetônicas e que agradam todo o projeto. Um arquiteto que busca sempre o melhor seus projetos, trazendo mais conforto no final, busca sempre soluções que possam trazer isso para a realidade de seus clientes, independente do ambiente.

Para mais conteúdos, informações e dicas, clique aqui e acesse o Blog Lady!

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Próxima »