Retomada da Hotelaria – Qual será o futuro do turismo?

Retomada da Hotelaria – Qual será o futuro do turismo?

A tecnologia e o turismo são grandes áreas de investimentos, mas hoje, enfrentam um inimigo letal chamado Coronavírus. Em ambos os setores, este vírus impacta diretamente, mas no último, a situação é mais complicada pois envolvem vidas. Enquanto isso, no segmento de tecnologia, há empresas que estão trabalhando incessantemente na busca para combater a Covid-19.

Dentro do turismo, um dos setores mais afetados nesta pandemia foi o hoteleiro. Grandes metrópoles vivem momentos trágicos, uma vez que as viagens de negócios que movimentavam seus hotéis simplesmente serão trocadas por vídeo chamadas, pela tecnologia. A cura para a Covid será descoberta, mas com ela surge a nova realidade de negócios para as empresas. A tecnologia mais uma vez ganha espaço e nos faz repensar como setores irão reagir com todas estas mudanças.

Nesse artigo, vamos falar sobre como será o futuro do turismo durante a retomada da hotelaria. Continue a leitura!

Como está o setor de Hotelaria atualmente?

A hotelaria é segmentada em quatro principais frentes:

•  Budget: ideal para quem busca o melhor custo-benefício. Uma instalação básica, não tem serviço de quarto e o café é pago a parte.

•  Economy: o custo-benefício é similar, mas há alguns mimos oferecidos aos clientes, como amenidades de banho e café da manhã.

•  Midscale: nesse caso, temos quartos amplos e uma decoração clean. O estabelecimento tem um restaurante próprio, uma piscina e área de lazer.

•  Upper Scale: por último, temos o famoso hotel de luxo. Aqui, todo o serviço é diferenciado, contando com instalações amplas, áreas bem decoradas e luxuosas.

Pensando nessa separação e analisando o futuro do turismo, temos uma perspectiva preocupante Férias, por exemplo, será apenas uma escolha do destino e programação da viagem. Se você escolheu um lugar em que passará o dia inteiro explorando pontos turísticos, precisa apenas de um hotel com uma boa cama, ou seja, ficará nas categorias budget ou economy. Agora, se a viagem terá uma mescla, entre saídas e descanso, a procura será por midscale e o upper scale.

Viagens de negócios e a retomada da hotelaria

Mas e se pensarmos somente em viagens de negócios? Está aí, o grande desafio que o setor hoteleiro precisa se reinventar, já que muitas reuniões antes presenciais serão trocadas por reuniões virtuais. Porém, acredita-se que o turismo nacional irá crescer, partindo que as pessoas irão buscar mais viagens de carro, do que de avião. Pesquisam comparam esta pandemia com o 11 de setembro, onde os americanos com medo de ataques buscaram viagens rodoviárias e próximas a sua região.

A retomada de qualquer maneira irá gerar o medo dos consumidores e os hotéis precisam estar preparados para isso. Vários estudos apontam as principais mudanças, como ambientes mais ventilados, novos protocolos de higienização, concierge digital, sistema de buffet servidos por uma equipe e não mais o hóspede… Enfim várias mudanças irão acontecer, mas o importante é que todos devemos estar preparados para este novo normal.

A nossa missão como brasileiros será estimular a nossa economia, fazer turismo no nosso país que tem regiões maravilhosas, pouco exploradas… Viajar de carro por cidades pequenas próximas à grandes capitais que irão oferecer uma cultura diferente, hotéis, pousadas cuidadas com tanto carinho e dedicação. O ser humano vai precisar viajar, sair e buscará este conforto emocional em suas estadias fora de casa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email