
Retomada da Hotelaria – Qual será o futuro do turismo?
A tecnologia e o turismo são grandes áreas de investimentos, mas hoje, enfrentam um inimigo letal chamado Coronavírus. Em ambos os setores, este vírus impacta diretamente, mas no último, a situação é mais complicada pois envolvem vidas. Enquanto isso, no segmento de tecnologia, há empresas que estão trabalhando incessantemente na busca para combater a Covid-19.
Dentro do turismo, um dos setores mais afetados nesta pandemia foi o hoteleiro. Grandes metrópoles vivem momentos trágicos, uma vez que as viagens de negócios que movimentavam seus hotéis simplesmente serão trocadas por vídeo chamadas, pela tecnologia. A cura para a Covid será descoberta, mas com ela surge a nova realidade de negócios para as empresas. A tecnologia mais uma vez ganha espaço e nos faz repensar como setores irão reagir com todas estas mudanças.
Nesse artigo, vamos falar sobre como será o futuro do turismo durante a retomada da hotelaria. Continue a leitura!
Como está o setor de Hotelaria atualmente?
A hotelaria é segmentada em quatro principais frentes:
• Budget: ideal para quem busca o melhor custo-benefício. Uma instalação básica, não tem serviço de quarto e o café é pago a parte.
• Economy: o custo-benefício é similar, mas há alguns mimos oferecidos aos clientes, como amenidades de banho e café da manhã.
• Midscale: nesse caso, temos quartos amplos e uma decoração clean. O estabelecimento tem um restaurante próprio, uma piscina e área de lazer.
• Upper Scale: por último, temos o famoso hotel de luxo. Aqui, todo o serviço é diferenciado, contando com instalações amplas, áreas bem decoradas e luxuosas.
Pensando nessa separação e analisando o futuro do turismo, temos uma perspectiva preocupante Férias, por exemplo, será apenas uma escolha do destino e programação da viagem. Se você escolheu um lugar em que passará o dia inteiro explorando pontos turísticos, precisa apenas de um hotel com uma boa cama, ou seja, ficará nas categorias budget ou economy. Agora, se a viagem terá uma mescla, entre saídas e descanso, a procura será por midscale e o upper scale.
Viagens de negócios e a retomada da hotelaria
Mas e se pensarmos somente em viagens de negócios? Está aí, o grande desafio que o setor hoteleiro precisa se reinventar, já que muitas reuniões antes presenciais serão trocadas por reuniões virtuais. Porém, acredita-se que o turismo nacional irá crescer, partindo que as pessoas irão buscar mais viagens de carro, do que de avião. Pesquisam comparam esta pandemia com o 11 de setembro, onde os americanos com medo de ataques buscaram viagens rodoviárias e próximas a sua região.
A retomada de qualquer maneira irá gerar o medo dos consumidores e os hotéis precisam estar preparados para isso. Vários estudos apontam as principais mudanças, como ambientes mais ventilados, novos protocolos de higienização, concierge digital, sistema de buffet servidos por uma equipe e não mais o hóspede… Enfim várias mudanças irão acontecer, mas o importante é que todos devemos estar preparados para este novo normal.
A nossa missão como brasileiros será estimular a nossa economia, fazer turismo no nosso país que tem regiões maravilhosas, pouco exploradas… Viajar de carro por cidades pequenas próximas à grandes capitais que irão oferecer uma cultura diferente, hotéis, pousadas cuidadas com tanto carinho e dedicação. O ser humano vai precisar viajar, sair e buscará este conforto emocional em suas estadias fora de casa.