covid_19_trabalho

Covid-19 – Quais serão as mudanças no ambiente de trabalho após a Pandemia?

2020 está chegando na metade, mas com certeza, sabemos que será um dos anos mais marcantes das últimas décadas. O surto de Coronavírus que assombra o mundo desde o final de 2019 está trazendo mudanças significativas no dia a dia das pessoas e, sem dúvidas, todos nós estamos nos readaptando.

Diante deste cenário, uma pergunta que todo profissional se faz é: como será o ambiente de trabalho após a Pandemia?

Para nós, o verdadeiro desafio será projetar novos espaços em uma situação desconhecida por todo mundo. Temos que nos preparar para o novo normal.

 

O que os especialistas dizem sobre a retomada ao ambiente corporativo?

Adaptação. Esse será o lema dos próximos meses. O primeiro passo é adaptar os cenários atuais a uma demanda imediata, onde o usuário estará ainda mais conectado ao ambiente que está ao seu redor.

A prova dessa preocupação é que inúmeras organizações estão realizando estudos para otimizar e garantir a segurança na retomada ao trabalho. Para isso, trabalham com três cenários: o antes, o agora e o após.

Ambientes Antes da Covid

  • Escritório mais flexível;
  • Ambientes densos;
  • Hierarquia;
  • Salas de Reuniões Fechadas;
  • Espaços Colaborativos;
  • Eficiência no uso dos espaços.

 

Ambientes Durante Distanciamento Social – Agora

  • Escritório higienizado permanente;
  • Rodízio das equipes;
  • Postos fixos;
  • Salas de Reuniões com distanciamento social e abertas;
  • Suporte emocional;
  • Nada de aglomerações e espaços colaborativos.

 

Ambientes Pós Covid

  • Trabalho remoto / compartilhado;
  • Ambiente Flexíveis;
  • Salas de Reuniões virtuais;
  • Confiança e cultura igualitárias.

 

Qualquer alteração que houver dentro do ambiente de escritório deverá ser bem avaliada, pois com ambientes mais flexíveis, espaços abertos, os materiais a serem escolhidos deverão seguir normas relativas à higienização, acústica, dentre outros.

O bem-estar estará diretamente associado ao conforto e segurança do colaborador.

 

Não será a primeira vez que o ambiente corporativo se reinventa…

Não sabemos ao certo o que irá acontecer, porém mudanças serão necessárias de imediato e isto terá consequências ao médio e longo prazo.

Contudo, saiba que esta não será a primeira vez que os ambientes de trabalho irão passar por mudanças.

No final do século 19, as empresas eram marcadas pela segregação espacial, com ênfase nas diferentes hierárquicas. Já nos anos 30, o trabalhador não era mais visto como uma máquina. O espaço se torna mais humanista, buscando uma maior produtividade.

Já na década de 50, os escritórios começam a ocupar grandes espaços abertos, reduzindo as diferenças hierárquicas. Porém surgem problemas de desconforto acústico e a falta da privacidade. Este modelo de escritório aberto teve como conceito estimular mais a colaboração entre os funcionários, mas isto logo foi desvirtuado e o open space foi uma maneira de reduzir o custo por metro quadrado ocupado. Nos anos 80, a tecnologia chega aos escritórios e aparecem os primeiros computadores.

Na primeira metade dos anos 2000 tivemos mais mudanças significativas: espaços mais flexíveis, mesas compartilhadas e a política de home office começa a ser implementada.

De 2005 para frente, surge o conceito de espaço Coworking. A partir disso, os ambientes corporativos começaram a se moldar para as pessoas. Ou seja, percebemos um equilíbrio estratégico entre áreas abertas e privacidade. O foco agora é o bem-estar e a saúde dos funcionários.

 

Como vimos, as empresas passaram por inúmeras mudanças nas últimas décadas. Temos certeza que os ambientes de trabalho serão reinventados para lidar com a nova realidade pós Covid-19.

Quer uma ajuda exclusiva para remontar o seu ambiente corporativo? Fale com a nossa equipe e veja como somos o diferencial que você procura!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email