A importancia do consultor de negócios

A importância de um consultor de negócios

A palavra consultoria existe desde a Grécia antiga, porém, ela ganhou um papel ainda mais fundamental nas empresas uma vez que o mercado é cada vez mais competitivo e a busca pelo cumprimento de metas e obtenção de resultados é a base do sucesso de rodos os negócios.

Pensando nisso, preparamos um artigo para comentar sobre a importância do consultor. Quer entender melhor como esse profissional é essencial? Continue a leitura!

Quem é o Consultor de negócios?

O consultor de negócios nada mais é do que um facilitador. Em outras palavras, trata-se de um profissional especializado num determinado assunto que presta uma consultoria sempre diagnosticando os problemas e propondo soluções.         

Em meados dos anos 80, a pessoa que trabalhava comercializando produtos era chamada de vendedor. Entretanto, essa profissão dentro do meio corporativo foi substituída pelo famoso consultor de vendas. 

Além disso, as décadas seguintes não trouxeram apenas um novo nome, mas também uma bagagem de conhecimento que torna esse profissional mais especialista no produto que ele comercializa.

Isso só foi possível por conta do boom da Internet que permitiu acesso a muitas informações. Com esse valioso conteúdo em mãos, ficou mais fácil entender melhor e explorar os potenciais de diferentes produtos e serviços.

Entendendo a importância do consultor de negócios

É válido destacar que o consultor precisa aliar técnica, experiência e teorias para assim indicar soluções práticas que ajudam na conquista de objetivos. Para provar a importância do consultor de negócios, basta checar como as grandes marcas no mercado corporativo investem em consultores de venda, já que eles ajudam a levar subsídios aos seus clientes e aumentar a relevância da marca.

Como vimos antes, a competitividade do mercado exige diferenciais por parte das empresas. Portanto, nesse cenário, o consultor traz para o cliente soluções e confiabilidade na hora de comprar um serviço todo agregado ao produto.

Se considerarmos todo o contexto atual do mundo (pandemia de COVID-19), temos vendedores oferecendo todo tipo de produto, preocupando-se única e exclusivamente com a venda do hoje, do agora.

Eles até podem vender durante esse período, mas se esquecem que tudo isso vai passar e num futuro breve novas oportunidades irão surgir e quem vai destacar nisso serão os profissionais que buscaram levar soluções aos clientes por meio da consultoria.

Vender é uma arte!

O consultor de negócios trabalha com uma arte muito especial: a de encantar o cliente. Criar um relacionamento e entender que cada pessoa é única e deve ser tratada de forma individualizada, e nunca de maneira genérica.

Ou seja, o consumidor precisa sentir confiança em quem está conduzindo a negociação. Como mencionado no nosso artigo anterior, o profissional deve estar conectado com o seu cliente, sentir as suas dores e traçar planos para saná-las.

Dessa forma, o consultor de negócios se mostra um bom conselheiro, disposto a resolver problemas com a sua expertise, interligando as necessidades do cliente. Isso será fundamental no sucesso de qualquer negócio.

Portanto, é muito importante investir em cursos, estudar, desenvolver a persistência e ganhar a empatia do cliente. Afinal, como dizia Henry Ford: “Os dias próximos não vêm por acaso, nascem de muita fadiga e persistência”.            

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