+55 11 5519-1945

O que é Mascaramento de Som?

A preocupação com o conforto ambiental em ambientes corporativos, tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre arquitetos, engenheiros e facilities.

 

A ergonomia do mobiliário, a iluminação e a climatização do ambiente são assuntos já bastente conhecidos e estudados, mas um fator de grande importancia, no desempenho e conforto dos usuários de ambientes corporativos, porém ainda pouco estudado ou conhecido é a “acústica” destes ambientes.

 

Ainda existe pouco conhecimento sobre os produtos disposiníveis para ajudar no tratamento acústico dos ambientes, assim como o seu desempenho e funções.

 

A existencia de produtos absorvedores e isolantes ainda causam alguma confusão durante a sua especificação. Para avaliação de desempenho destes dois tipos distintos de funções dos materiais existem parametros especificos que são relacionados à seguir:

 

 

 

NRC –  NOISE  REDUCTION COEFFICIENT ( coeficiente de redução de ruídos)

 

É um indice adotado mundialmente para avaliar o quanto cada produto ABSORVE /REDUZ   o indice de  reverberação nos espaço.

 

Ele é representado por números entre 0 e 1.00, onde são indicados os percentuais de som absorvido e refletido.

 

Por exemplo:

 

Um forro acústico com um NRC 0.06, tem 60% de absorção e a deflexão de 40% dentro do espaço.

 

 

CAC  –  CEILING ATTENUATION CLASS ( indice de atenuação do forro  )

 

Indica a característica de um sistema de forro para a redução da transmissão do som . Placas de forro com um alto indice CAC, melhora a privacidade nos ambientes fechados e bloqueia os sons transmitidos através do plenum ( área entre a laje e o forro ) e áreas adjacentes.

 

Um painel de forro com CAC de 40 reduz a transmissão do som em 40 decibels ( 40dB ). Um painel com CAC de 35 ou maior é comsiderado um forro com significativa atenuação de som.

 

 

MASCARAMENTO DE SOM

 

Um forro de qualidade pode absorver e bloquear significativamente o som, mas os ruídos continuam a ser transmitidos e refletidos pelo ambiente e áreas adjacentes.

 

Para estas situações podemos utilizar o “ MASCARAMENTO DE SOM “ , que funciona com a sobreposição aos ruídos do ambiente e o “mascaramento” da conversação em áreas abertas ( open plan )  e em salas fechadas onde é necessária a privacidade.

 

O Mascaramento de Som funciona como:

 

Ele equaliza o som de fundo do ambiente . O Mascaramento é um equipamento eletrônico que produz um espectro de som similar ao som do ambiente corporativo. A emissão de som é feita através do aparelho instalado acima do forro, suspenso no plenum que possue autofalantes voltados para a laje.

 

O som é emitido em direção a laje, que é refletido em direção ao forro, sendo filtrado por ele. O som de fundo que atravessa o forro, é discipado uniformemente pelo ambiente, dando cobertura aos sons do ambiente.

 

Em áreas abertas ( open plan ), o mascaramento em ambientes onde o trabalho exeige concentração e não provoca interferências em aparelhos viva voz, conversações ou reuniões.

 

Em salas fechadas ou de reuniões, o mascaramento juntamente com o isolamento de som (CAC), impedem a inteligibilidade da conversação nas áreas adjacentes. ( O mascaramento de som, pode aumentar em até 10 pontos o CAC – indice de atenuação de ruídos ).

 

Em ambientes muito silenciosos, o mascaranto de som também traz benefícios , os ruídos do ambiente ( teclados de micro, manuseio de papeis, impressoras , etc. ) são muito mais perceptives. Ao promover o balanceamento dos sons do ambiente, o mascaramento de som, torna este tipo de ambiente mais confortavel, funcional e produtivo.

 

Deixe sua opinião